*Custódio Sumbane
Resumo
Este artigo visa essencialmente debruçar sobre a contribuição da Psicologia
à Educação. O impacto da Psicologia na Educação decorreu de estudos feitos por
psicólogos no ambiente escolar, procurando identificar as múltiplas variáveis
das quais o comportamento de ensinar e aprender é função. Três grandes
conjuntos de teorias psicológicas que reflectem a maneira pela qual os
psicólogos vêem o papel da escola no desenvolvimento psicológico das crianças.
Um primeiro conjunto vê a escola como um local privilegiado para a aplicação de
conhecimentos derivados de estudos e pesquisas realizados fora do âmbito
escolar. Uma segunda maneira de encarar a relação entre a Psicologia e a
Educação, acredita que a escola promove o desenvolvimento psicológico, ou seja,
o trabalho realizado dentro das salas de aulas no processo ensino-aprendizagem,
favorece o desenvolvimento psicológico em vários aspectos sociais, afectivos e
cognitivos. Este artigo tem como objectivo geral: Analisar a contribuição da
Psicologia à Educação. Com o efeito, definimos como objectivos específicos: (i)
Identificar as teorias Psicológicas que contribuíram para o desenvolvimento da
educação.(ii)Estabelecer a relação da aplicabilidade da Psicologia ontem, hoje
e amanhã. E a metodologia cingiu-se na revisão bibliográfica. Este artigo é
importante porque cria baliza no entendimento holístico no que concerne a
aplicabilidade da psicologia na educação. A psicologia revolucionou a direcção
da educação visto que várias pesquisas de psicólogos na área de educação e
aprendizagem tiveram impacto naquilo que é a melhoria da educação. Dai que o
psicólogo hoje assume um lugar de extrema consideração embora no nosso contexto
não tenha ainda tanto privilégio.
Palavras-chaves: Psicologia,
Psicologia Educacional,Educação.
1. Introdução
Comeste artigo pretende-se abordar sobre a Contribuição da Psicologia à
Educação. A aplicação de conhecimentos psicológicos para a compreensão dos
processos de desenvolvimento e aprendizagem do aluno não é apenas possível, mas
altamente desejável, para não dizer indispensável. As escolas mudaram e muito
desta mudança pode legitimamente ser atribuída aos trabalhos de psicólogos
preocupados com os processos de desenvolvimento e aprendizagem. Várias foram as
contribuições de Psicólogos educacionais e de aprendizagem no processo de
melhoramento do ensino. Assim, reflectiu-se no aparecimento de três grupos de
teorias psicológicas aplicadas ao ensino, quais sejam: o behaviorismo, o
cognitivismo e o humanismo.Em termos de implicações para a educação, podemos
dizer que a concepção cognitiva foi tão ou até mais fértil do que a
comportamentalista. É inegável a influência que as ideias de Piaget tiveram e
ainda têm como teoria explicativa dos vários aspectos do desenvolvimento
infantil. Portanto, para uma melhor compreensão debruçar-se-á alguns tópicos
patentes no corpo do trabalho, á saber: Psicologia e Educação: Hoje e Amanhã; A
Psicologia e a Melhoria da Educação; Psicologia e Educação: Hoje; Psicologia e
Educação: Amanhã.
2. Psicologia e Educação:
Hoje e Amanhã
Ainda que alguns autores pareçam duvidar desta possibilidade, fica-me a
impressão de que a maior parte dos estudiosos admite actualmente que a
aplicação de conhecimentos psicológicos para a compreensão dos processos de
desenvolvimento e aprendizagem do aluno não é apenas possível, mas altamente
desejável, para não dizer indispensável.As escolas mudaram e muito desta
mudança pode legitimamente ser atribuída aos trabalhos de psicólogos
preocupados com os processos de desenvolvimento e aprendizagem. Lomônaco,
(1999:2-3).
3. A Psicologia e a Melhoria
da Educação
Mas, de que maneira a Psicologia exerceu sua influência sobre a prática
escolar? Poder-se-ia pensar que o impacto da Psicologia na Educação decorreu de
estudos feitos por psicólogos no ambiente escolar, procurando identificar as
múltiplas variáveis das quais o comportamento de ensinar e aprender é função.
Na verdade, os três psicólogos cujo trabalho produziu o maior impacto nas
escolas, foramThorndike, Skinner e Piaget. O conhecimento desenvolvido por
Thorndike levou à elaboração de livros-texto e dicionários escolares, à
modificação de trabalhos literários de modo a torná-los legíveis para as
crianças e ao planeamento de procedimentos para o ensino de aritmética e
álgebra. Lomônaco, (1999:3).
A partir do trabalho de Skinner, muitas aplicações foram derivadas:
instrução programada, sistema personalizado de instrução, técnicas de modelagem
de respostas adequadas, exclusão da punição no processo de ensino, sistema de
vales etc. Inegável também é a profunda influência das descobertas de Piaget em
sala de aula: elaboração de programas para o ensino de ciências e matemática, a
utilização dos jogos no contexto escolar e, actualmente (pelo menos em nosso
meio), a presença do construtivismo como teoria orientadora do processo de
alfabetização.Lomônaco, (s/d:3).Na teoria de Piaget a noção de conflito é
fundamental e ela seria a mola propulsorada aprendizagem e do desenvolvimento.
Este pode ser gerado a partir de uma situação-problema ou, ainda, a partir de
comunicações e informações que apresentem diversidade de pensamento sobre
determinado fenômeno.Travalha, (2011:25).
Estes Psicólogos deram o seu contributo no que diz respeito ao avanço do
processo de ensino e aprendizagem através do recurso a planificação, elaboração
de material didáctica e o uso de recursos e estratégias que pudessem estimular,
de certa forma, os alunos (a motivação).
4. Psicologia e Educação:
Hoje
Três grandes conjuntos de teorias psicológicas que reflectem a maneira pela
qual os psicólogos vêem o papel da escola no desenvolvimento psicológico das
crianças. Um primeiro conjunto vê a escola como um local privilegiado para a
aplicação de conhecimentos derivados de estudos e pesquisas realizados fora do
âmbito escolar. Uma segunda maneira de encarar a relação entre a Psicologia e a
Educação, acredita que a escola promove o desenvolvimento psicológico, ou seja,
o trabalho realizado dentro das salas de aulas no processo ensino-aprendizagem,
favorece o desenvolvimento psicológico em vários aspectos sociais, afectivos e
cognitivos. Um exemplo desse tipo de concepção é a teoria sócio histórica de
Vygotsky, que salienta a importância do ensino escolar para o desenvolvimento
de conceitos científicos.
Finalmente, a terceira maneira de ver a relação Psicologia-Educação,
defende que a escola não é um elemento decisivo para o desenvolvimento
psicológico, podendo até mesmo atrapalhá-lo. Inserem-se claramente dentro desta
concepção as críticas de Rogers que ele denomina de escola tradicional e
algumas vertentes da psicanálise. Lomônaco, (1999:4). Esta maneira de encarar a
actuação da psicologia dentro das escolas, em nossos dias, reflectiu-se
noaparecimento de três grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino,
quais sejam: o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo.
• A abordagem behaviorista,
enfatiza grandemente o papel do ambiente no desenvolvimento dos organismos,
limitando-se ao estudo dos comportamentosmanifestos e mensuráveis, descartando
à consideração de eventos internos que ocorrem na mente do indivíduo e
actuariam como mediadores entre os estímulos e as respostas. Não há dúvida de
que as implicações desta teoria para o ensino escolar foram muito grandes e
directas. Lomônaco, (1999:4).
Para os behavioristas o estimulo-resposta é um elemento crucial para a
ocorrência da aprendizagem. Este garante que o comportamento do aluno se
manifeste por mais e longo período de tempo. Por exemplo, quando as crianças
são motivadas a realizar uma determinada actividade e depois serem
recompensados, elas ficam cada vez mais cativadas a realizarem a actividade.
• A concepção cognitivista,
enfatiza os processos internos através dos quais o mundo exterior é
representado dentro do organismo. Contrariamente à abordagem
comportamentalista, enfatiza a importância dos eventos que intervém entre o
estímulo e a resposta. Lomônaco, (1999:5). As teorias da psicologia do
desenvolvimento consideram o ser humano como um ser ativo, construtor de
ideias, de sua história e da história humana. Ele seria o próprio construtor de
seu desenvolvimento. Mas, desenvolver significa evoluir, ascender na escala
natural. Travalha, (2011:25).
• A orientação humanística,
preocupa-se fundamentalmente com os aspectos afectivos da aprendizagem. Embora
afirmando uma preocupação com o ser humano como um todo, sem privilegiar o
intelecto, na verdade a ênfase recai sobre aspectos não-cognitivos. O ser
humano é visto como possuindo um potencial a ser desenvolvido, com uma natureza
que tende naturalmente para a auto-realização desde que possa desenvolver-se em
ambiente não-punitivo e não restritivo.Lomônaco, (1999:5).
A abordagem humanista enfatiza que o ser humano apresenta todas as
qualidades necessárias para resolver todos os conflitos intra e interpessoal
desde o momento que tenha o professor como mediador do processo. O professor,
nesta abordagem, é um simples mediador e o aluno o responsável pela efectivação
do seu aprendizado. O mesmo tem todas ferramentas necessárias para que o
processo ocorra efectivamente.
Em termos de implicações para a educação, podemos dizer que a concepção
cognitiva foi tão ou até mais fértil do que a comportamentalista. É inegável a
influência que as ideiasde Piaget tiveram e ainda têm como teoria explicativa
dos vários aspectos do desenvolvimento infantil. Lomônaco, (1999:5).
Duas outras concepções, advindas da psicologia norte-americana, influenciaram também, ainda que menos intensamente que a teoria piagetiana, a educação escolar. Refiro-me às ideias de Jerome Bruner e David Ausubel sobre o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem em sala de aula.Lomônaco, (1999:5).
Duas outras concepções, advindas da psicologia norte-americana, influenciaram também, ainda que menos intensamente que a teoria piagetiana, a educação escolar. Refiro-me às ideias de Jerome Bruner e David Ausubel sobre o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem em sala de aula.Lomônaco, (1999:5).
JeromeBruner enfatiza a aprendizagem por descoberta, levando o aluno a
indutivamente formular princípios e regras gerais, de outro lado, David Ausubel
defende a transmissão do conhecimento caminhando do geral para o particular,
das definições para os exemplos, à moda de uma boa aula expositiva. Lomônaco,
1999:5-6).
Estes psicólogos contribuíram significativamente no PEA pois Brunner
defende a possibilidade de que a aprendizagem por via da descoberta onde o
aluno é agente activo neste processo. E esta abordagem enquadra-se no sistema
actual de educação onde a educação está centrada no aluno. Vê-se o aluno como
agente activo e não como agente passivo e o professor o detentor do
conhecimento. Enquanto David Ausebel vê a aprendizagem sob ponto de vista da
mecânica e significância. Defende que quando o conteúdo é assimilado e acomodado
pode ocorrer a aprendizagem significativa enquanto o simples facto de não
conciliar a nova informação com os pontos-de-acoragem (conhecimento anterior)
vai desencadear-se na aprendizagem mecaniza ou mecanizada.Esta aprendizagem,vai
certamente, dificultar a recuperação da informação nas estruturas cognitivas.
5. Psicologia e Educação:
Amanhã
A pré-escola assume assim um papel privilegiado como promotora do
desenvolvimento infantil, não apenas nos seus aspectos sociais e afectivos, mas
também e principalmente cognitivos. Prevejo que nas próximas décadas psicólogos
e educadores se debruçarão sobre este período de vida e sobre este ciclo
escolar de maneira muito mais intensa e com muito mais interesse do que até
agora. Lomônaco, (1999:8).
Deve-se realçar a ideia de Freud quando dizia nos seus escritos que todos
os aspectos vivenciados na infância e na adolescência determinam a
personalidade do individuo. Contudo, para dizer que há necessidade de se
valorizar a infância como ponto fulcral para a promoção e ocorrência do
desenvolvimento integral e harmonioso da personalidade da criança. Se as
crianças são educadas num ambiente de turbulência e agressividade provavelmente
possam desenvolver uma personalidade agressiva. Portanto, os Psicologos
Educacionais, educadores de infância, professores entre outros profissionais
devem tomar em conta esta faixa etária como a determinante para o
desenvolvimento humano.
Um outro aspecto que atesta o vigor do cognitivismo dentro da
psicologiacontemporânea é a inclusão da Psicologia Cognitiva como uma das mais
importantes disciplinas integrantes da Ciência Cognitiva, esse esforço
multidisciplinar que propõe-se investigar a cognição humana, em seus múltiplos
aspectos, através das contribuições de diferentes áreas de conhecimento afins,
tais como a Linguística, as Neurociências, a Filosofia, a Inteligência
Artificial. Lomônaco, (1999:9).
Um dos grandes méritos da Teoria das Inteligências Múltiplas deHoward
Gardner é a ampliar consideravelmente as competências do ser humano, enfatizando
capacidades pouco consideradas e/ou valorizadas na vida diária em geral e na
escola em particular.Lomônaco, (1999:9).Mostrando ao psicólogo e ao professor
que há muito mais talentos num aluno do que eles costumam admitir, esta
concepção teórica pode contribuir para que o aluno seja visto de maneira mais
favorável, uma vez que de maneira geral, cada um de nós apresenta uma ou mais
dessas inteligências bem desenvolvidas. Lomônaco, (1999:9).
6. Conclusão
Depois de várias abordagens chega-se a conclusão de que a Psicologia
desempenha um papel extremamente importante para o avanço da educação, pois
fornece ferramentas que possibilitama ocorrênciaeficaz e efectiva da
aprendizagem. Auxilia os professores na planificação, selecção de recursos e
conteúdos. Para a psicologia deve se planificar e elaborar os curricula tendo
em conta o grupo alvo e ainda o nível de desenvolvimento dos alunos. Auxilia na
compreensão das dificuldades de aprendizagens, desordens mentais e ainda os
factores que favorecem ou inibem a aprendizagem. Varias abordagens teóricas no
campo da Psicologia contribui para o entendimento efectivo da educação.As
teorias da psicologia do desenvolvimento consideram o ser humano como um ser
ativo, construtor de ideias, de sua história e da história humana. Ele seria o
próprio construtor de seu desenvolvimento. Mas, desenvolver significa evoluir,
ascender na escala natural.
7. Bibliografia
LOMÔNACO, José Fernando Bitencourt.Psicologia e Educação: Hoje e Amanhã.São
volume 3. Edições campinas, Paulo, 1999.
TRAVALHA, Conceição Clarete Xavier. A Psicologia como Ferramenta do
Professor: Aplicações em sala de aula. Belo Horizonte, 2011.
*Psicólogo
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