sábado, 8 de outubro de 2016

Inteligência Emocional nas Mulheres

*Custódio Sumbane
Já dizia Augusto Cury que "as mulheres são mais inteligentes do que os homens, se elas fossem generais provavelmente não haveria guerras, pois não teriam coragem de enviar seus filhos aos campos de batalhas enquanto os homens por muito pouco os enviam".

São tão sentimentalistas que acabam desenvolvendo inteligência emocional em relação aos homens, e resolvem qualquer problema ou conflito, tanto conjugal como familiar ou social sem recurso a força física. Inteligência Emocional é a arte de compreender, na íntegra, "os solos da emoção" do ser existencial e lidar com qualquer situação da vida independentemente da dimensão. Refere-se ainda, ao uso do raciocínio lógico com base em evidências concretas mantendo as "janelas do território da emoção" no estado mais alto de tranquilidade, não permitindo que se abale o alicerce da felicidade.

São suficientemente inteligentes que chegam a lidar com fortes emoções como depressão, frustração, sintomas de ansiedade, tristeza, angustia, entre outras e sem, no entanto, desistir dos seus objectivos. A sua longanimidade, as torna capazes de manter o equilíbrio socioemocional e resistir à situações demasiadamente sufocantes. A título de exemplo, pode se falar do processo de gestação, que carece de cuidados e atenção de todos os intervenientes sociais para garantia do desenvolvimento físico, mental e social do feto. Mas no geral, encontramos situações de homens que engravidam, sem de ter antes planificado e, em consequência, deixam a responsabilidade para as mulheres. Não só o consumo de substâncias psicotrópicas que alteram o desenvolvimento normal das crianças, mas também a saúde emocional da mãe influi consideravelmente. E em resultado, as crianças nascem com baixo peso, quociente de inteligência abaixo da média, lento desenvolvimento da linguagem ou psicomotricidade, crianças hiperactivas com défice de atenção, entre outros.

·         Dificuldades da Vida

Apesar de tantas atrocidades, as mulheres sacrificam de tal maneira que os filhos cresçam saudáveis e nunca durmam a fome. Esta e tantas outras formas revelam, profundamente, o seu mais alto sentido de responsabilidade e inteligência emocional, capaz de compreender e lidar com fenómenos e situações devastadoras. Essa inteligência, detona o gatilho da memória e abranda os becos das janelas da memória bloqueando o gerador de pensamentos negativos. E em resultado, desenvolve a empatia, isto é, a capacidade de se colocar no lugar do outro. Alimenta as janelas mentais, e desenvolve o espírito de solidariedade, a arte de bem-estar, respeitar a vida e lidar com o próximo.

·         Os Maiores Tesouros do Mundo

Não existe um Homem capaz de compreender, de forma inteligente, as suas emoções e de outrem, e resolver problemas extremamente dolorosos mantendo a "esfera socioemocional" em estado de equilíbrio, como as mulheres. Elas são os maiores tesouros do mundo.
O homem pode reprovar de classe, perder emprego ou sofrer descriminação, entretanto, alimenta esperança e volta, novamente, a reconquistá-los, isto é, recupera os bens perdidos até transita de classe. Ele adopta todos os mecanismos e revoluciona a direcção da sua página de vida. Mas, quando o seu relacionamento se rompe, ora pode tornar-se no maior consumidor de substâncias psicotrópicas do século, viver desorganizadamente, frustrado ora deprimido. E aos poucos, pode perder o seu sentido existencial. Alguns, acabam vendendo seus bens materiais e, outros filtram-se no mundo da delinquência. Entretanto, deve se reconhecer que a mulher é o "backup" de qualquer família a nível do mundo e que "por detrás de um grande homem existe uma grande mulher".

·         Liderança, Gestão e Finanças

Há quem diga que, os homens são maiores líderes, gestores e financiadores familiares e empresariais do mundo. Entretanto, a experiência mostra que, as mulheres são geneticamente gestoras financeiras dado que conseguem, mesmo em situação de crise familiar e financeira, poupar da melhor forma, o pouco vencimento do marido. Enquanto alguns homens pensam primeiro em diversão, as mulheres em fazer compras para o bem-estar da família.

·         Reflexão

Sei que está, neste momento, lendo este artigo e gostava que respondesse a seguinte pergunta: O que faria se encontrasse a sua esposa na cama com outro homem? O que se pretende discutir aqui não é o pecado, apenas para perceber as formas que os homens usam para resolver problemas. Ora preferem dialogar, fugir ora o recurso a forca física. Há quem pode se basear na Bíblia Sagrada para se defender das suas fragilidades. E quero acreditar que, há outros que entrariam em pancadarias e a posterior divórcio ou separação. São poucos os homens que resolveriam essa situação com tanta delicadeza e tranquilidade. E as mulheres, como se comportariam? Em verdade, elas entrariam em estado de pânico, ficariam frustradas, tristes, deprimidas, angustiadas até com vontade de cometer suicídio, mas o fim último da mulher seria a resolução pacífica do mesmo, o perdão.

Com esta abordagem, não se pretende aqui desvalorizar os homens, muito menos medir as suas capacidades, mas fazer entender que os problemas fazem parte da vida e a arte da sua resolução cultiva-se. Deviam, no entanto, aplicar a pacificidade na resolução de qualquer situação independentemente dos índices de dificuldades.
Portanto, a mulher é a maior gestora de todos os tempos dado que consegue revolucionar a página da sua vida, dos filhos, família e da sociedade. É o garante ou a base existencial de qualquer família a nível do mundo. Isto revela, claramente, a existência de uma inteligência tão rara nos Homens. Meus parabéns!

*Psicólogo

Sem comentários:

Enviar um comentário