Custódio Sumbane
Até que ponto o Atendimento e Aconselhamento Psicológico é
pertinente nas Instituições Educativas? No dia-a-dia tem-se vivenciado dilemas
que atormentam o nosso estado emocional, social, pessoal até educativo podendo,
de alguma forma, colocar em causa o aproveitamento pedagógico dos alunos. Sendo
assim, deve se ter em consideração que as primeiras fases do desenvolvimento da
criança são das mais susceptíveis de crise. Esta crise vai se repercutir na
adolescência e na fase adulta. Freud, Pai
da Psicanálise, fala muito bem sobre isto quando advoga que “todos os
aspectos vivenciados na infância e na adolescência determinam a personalidade
do indivíduo”. Com isto, pode se concluir que é na infância onde se constrói a
personalidade do indivíduo, se desenvolve a autonomia, a socialização, a
moralidade, o saber ser, saber estar e lidar com os outros.
Em proporção disso, pode se dizer que o divórcio, a mudança
de escola, a rejeição no grupo de amigos, os conflitos sociais, a violência no
ambiente familiar, bullying (agressão ou violência no contexto escolar), madrasta
ou padrasto, enfim, são situações que são vivenciadas pelas crianças e que colocam-nas
traumatizadas podendo, de certa forma, afectar a sua escolarização e a sua vida
futura. Não se pode falar de qualidade de ensino sem falar do aluno e não se
deve falar do aluno sem ter em conta os problemas que enfrenta. Com isto, quer
se dizer que os problemas que o aluno enfrenta no seu quotidiano afectam significativamente
na sua vida académica.
Portanto, é imperioso que se tenha em conta os problemas
do aluno como forma de garantir a qualidade do ensino e o bem-estar. Os Psicólogos
e Estatísticos melhor é que podem explicar este cenário. Por exemplo, no
processo de aplicação de um teste referente ao constructo (teste que avalia os
traços latentes) ou teste referente ao conteúdo (teste que avalia o rendimento
académico) é possível aplicar o mesmo teste ao mesmo indivíduo duas ou três
vezes em momentos diferentes, com o propósito de verificar a estabilidade
temperamental do aluno e o mesmo obter pontuações extremamente diferentes. Como
se explica? Vários factores podem estar por detrás disto, como por exemplo, o
índice de dificuldade do próprio teste, o professor, as condições do meio ambiente,
o aluno e ainda aspectos ligados à sua vida que afectam, de alguma forma, o
território da sua emoção e bloqueiam o curso normal das suas actividades.
Contudo, para sustentar as ideias anteriormente ditas
pode se chamar Mwamwenda (2004: 337), um perito na área do desenvolvimento cognitivo
das crianças no contexto Africano para nos situar o seguinte: “Deve
ser dito de forma categórica que nenhum sistema escolar em África pode exigir
providenciar uma educação de qualidade se a maioria dos seus alunos não tem
qualquer acesso à orientação e ao aconselhamento, como componente integral do
seu currículo”.
Entretanto, lidar com os problemas do aluno é um dos
pontos chaves que se enquadra naquilo que é o melhoramento do ensino, pois as
tipologias comportamentais funcionam, de algum modo, como barreira no
desempenho académico do aluno. Na mesma linha do pensamento, Mwamwenda (2004:
343), advoga que a orientação e aconselhamento nas classes iniciais podem
ajudar a prevenir problemas com os quais as crianças se podem deparar no
futuro. Alguns destes problemas incluem dificuldades de aprendizagem e um
comportamento desviante (brigas, discussões, terminar relações, hiperactividade
e défice de atenção e obstinação).
Para além das classes iniciais acima referidas, o
Atendimento e Aconselhamento Psicológico é imperioso que ocorra nas classes
subsequentes como (8ª à 12ª classes), pois é onde o acompanhamento parece mais necessário.
Esta é a fase de grandes mudanças nos adolescentes visto que manifesta-se pelo desenvolvimento
das ancas, seios, aparecimento da primeira menstruação, pêlos nas zonas axilares,
engrossamento da voz, sonhos molhados, entre outras. Não só as mudanças
corporais mas também as escolhas profissionais, a criação de amizades, o
interesse pelo parceiro do sexo oposto, a inserção no grupo de amigos, as influências,
enfim, são aspectos que colocam o adolescente em constante estado de
turbulência, tensão e de indecisão ou mesmo crise de identidade. E essa crise
de identidade pode afectar a sua esfera emocional, pessoal, social e educativo.
Portanto, é de extrema importância a participação de Psicólogos nas instituições
educativas na garantia do atendimento e aconselhamento psicológico, visto que,
garante a detenção, precaução de problemas que os alunos enfrentam na sua vida
académica e quotidiana. Só dessa forma é possível garantir alunos saudáveis, capazes
de lidar com a prisão emocional e de nunca perder o gosto pela vida e continuar
a lutar pelos seus sonhos.
Licenciando
em Psicologia
custodiosumbane@mail.com
2014
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