quarta-feira, 23 de julho de 2014

Comportamentos Anti-Sociais e Desumanas


Custódio Sumbane
Afinal de contas o que é que diferencia o ser humano dos restantes animais? Uma das coisas é o facto de o homem ser racional e os animais serem irracionais. O homem consegue distinguir o certo do errado e o bem do mal. Sendo assim, será que no processo da tomada de decisão, já tentamos ser empáticos (nos colocarmos no lugar dos outros)? Já paramos para analisar as consequências que podem advir antes de pôr em prática as nossas acções? Será que temos utilizado e valorizado o ditado que diz “Não faça aos outros o que não gostaria de ser feito?” Será que já paramos para pensar que ninguém decide pela nossa vida, muito menos pela vida de outrem? Será que seguimos as ideias de Todo Poderoso (Deus), quando certa vez disse “A partir de agora viverás a custa do teu suor”? Será que já paramos para pensar na ideia de que todos temos direito à vida?
Estas inquietações, vão em especial aos que praticam actos desumanos, que agem sem pensar e ainda os que tem tendências a desenvolver atitudes social e juridicamente inadmissíveis (matar). Com isto, quero dizer que, antes de executar o crime ou qualquer que seja acto anti-social, responda primeiro as perguntas supracitadas que vão, de alguma forma, ajudar a encontrar um meio-termo para o seu problema.
Mais uma atitude desumana Trafego de Órgãos Humanos que aterroriza e aprisiona os “solos da minha alma” (a base da minha felicidade) em particular, depois do estuprador de 13 menores. Trata-se de três supostos jovens que espancam mortalmente um homem recorrente a uma arma branca (catana) e tiram os órgãos genitais e o centro das emoções (coração), com o propósito de fazer negócio na terra do RAND (vizinha África do Sul). Eles alegavam serem pobres e sem condições. Os órgãos genitais masculinos e o coração estavam na pasta embrulhados de plástico preto e encontrados em flagrante pela Polícia da República de Moçambique. Que situação triste!
Agora pergunto! Será que tirar a vida o outro seria a forma mais ideal para ganhar dinheiro? E para além desta via por que é que não podemos, se calhar usar as outras vias como polir carros nas avenidas, que os outros nossos irmãos fazem como meio alternativo para ganhar dinheiro? Embora seja proibido pelo município.
É mais preferível ser pescador, caçador, agricultor, guarda, jardineiro, fotógrafo, vendedor ambulante, polidor de carros e biscateiro do que ser sacrificador de outros seres humanos iguais a si. Veja que, cada um desses profissionais trazem consigo um peixe, uma mandioca e 1 kg de arroz como forma de garantir o bem-estar de si e da sua família, embora não seja algo tão fácil como parece.
Entretanto, as minhas palavras são de repúdio a essas atitudes e de apelo a todos os meus queridos irmãos, pais, tios, avôs, enfim, que praticam actos desumanos que, a violência neste caso (matar) não é a solução do problema (pobreza) mas, sim é preciso dialogo (trabalhar), independentemente do tipo de diálogo (serviço ou trabalho) para superar as dificuldades que enfrentamos no nosso dia-a-dia.

Licenciando em Psicologia

custodiosumbane@gmail.com
  
Maputo, 2014 


Sem comentários:

Enviar um comentário