quarta-feira, 23 de julho de 2014

Causas de Comportamentos Sociais
1.     Que tipo de personalidade se pode desenvolver dentro dum ambiente hostil ou de guerra?
1.1.Caso de dois colegas que contaram uma situação triste de duas crianças que queriam matar os seus próprios membros
Maputo, 2014

*Custódio Sumbane

O que é uma criança? Segundo o Primeiro Presidente de Moçambique Independente Samora Moisés Machel, a criança é uma flor que nunca murcha e é dela que o país depende. Isto quer nos fazer entender que a criança é um ser muito precioso que precisa de cuidados, atenção, respeito, consideração, direito à protecção, direito à vida, direito à educação, ao ambiente e ainda direito à preservação dos seus direitos. Portanto, há necessidade de todos olharmos para a criança como uma jóia que por si só existe onde o homem descobre, lapida e torna-a brilhante e apreciável.
Partindo desse pressuposto básico, pode-se dizer que a criança é actor ou activo no processo do seu próprio desenvolvimento precisando de um ambiente favorável para que esse desenvolvimento ocorra conforme necessário. Suponhamos que a criança não é proporcionada o ambiente favorável, ou seja, vive num ambiente hostil ou de guerra. Que tipo de personalidade se espera?
Segundo Freud, Pai da Psicanálise, diz que todos os aspectos vivenciados na infância e na adolescência determinam a personalidade do indivíduo, ou seja, o que um adulto é hoje é resultado das vivências da infância e da adolescência. Em outras palavras isto quer dizer que se uma criança vive ou é educada em ambiente hostil, de guerra, agressiva, de terror, ou vivencia situações criadoras de pânico e trauma ela pode se tornar em adulto vingador, terrorista, agressivo, criador de pânico e provocador de situações traumatizantes para com os outros porque para ela essas atitudes são normais e humanas.
Nessa ordem de ideia acaba se concretizando as ideias de Estanqueiro (1992), quando diz que agressão gera agressão. Imaginemos uma dessas crianças desempenhando o cargo por exemplo de Chefe do Estado de um país, a vida será guerra para toda a eternidade. Estanqueiro (1992), advoga ainda que as crianças aprendem por observação e imitação. Elas observam o comportamento dos superiores ou modelos como pais, professores, pessoas admiradas, chefe de estado, situações que vivenciam nas redes sociais e subsequentemente poem em prática. O mesmo autor continua dizendo que quem é educada de forma agressiva provavelmente no futuro poderá ser agressivo.
Portanto, as causas do comportamento das duas crianças pode ser resultado dos aspectos acima citados mas por outro lado se pode dizer que essas crianças, como se sentem menor em idade e sem capacidade de confrontar verbal ou fisicamente a fonte perturbador procuram uma via alternativa de modo que possam se safar do sufoco recorrendo neste caso à armas como mecanismo de defesa.
São crianças que sentem os solos da sua emoção invadida e sem meios de abrir as janelas da sua memória para resgatar o seu eu. E uma das formas de resolver esta situação seria a eliminação da fonte, ou seja, matar. Portanto, este é de facto, um caso bastante triste e que precisa de uma intervenção rápida e adequada pois caso não os danos podem ser graves.

*Licenciando em Psicologia Educacional
custodiosumbane@gmail.com



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