Causas
de Comportamentos Sociais
1. Que
tipo de personalidade se pode desenvolver dentro dum ambiente hostil ou de
guerra?
1.1.“Caso de dois colegas que contaram uma
situação triste de duas crianças que queriam matar os seus próprios membros”
Maputo,
2014
*Custódio
Sumbane
O que é uma
criança? Segundo o Primeiro Presidente de Moçambique Independente Samora Moisés
Machel, a criança é uma flor que nunca murcha e é dela que o país depende. Isto
quer nos fazer entender que a criança é um ser muito precioso que precisa de
cuidados, atenção, respeito, consideração, direito à protecção, direito à vida,
direito à educação, ao ambiente e ainda direito à preservação dos seus direitos.
Portanto, há necessidade de todos olharmos para a criança como uma jóia que por
si só existe onde o homem descobre, lapida e torna-a brilhante e apreciável.
Partindo desse
pressuposto básico, pode-se dizer que a criança é actor ou activo no processo
do seu próprio desenvolvimento precisando de um ambiente favorável para que
esse desenvolvimento ocorra conforme necessário. Suponhamos que a criança não é
proporcionada o ambiente favorável, ou seja, vive num ambiente hostil ou de guerra.
Que tipo de personalidade se espera?
Segundo Freud, Pai da Psicanálise, diz que todos os
aspectos vivenciados na infância e na adolescência determinam a personalidade
do indivíduo, ou seja, o que um adulto é hoje é resultado das vivências da
infância e da adolescência. Em outras palavras isto quer dizer que se uma
criança vive ou é educada em ambiente hostil, de guerra, agressiva, de terror,
ou vivencia situações criadoras de pânico e trauma ela pode se tornar em adulto
vingador, terrorista, agressivo, criador de pânico e provocador de situações
traumatizantes para com os outros porque para ela essas atitudes são normais e
humanas.
Nessa ordem de
ideia acaba se concretizando as ideias de Estanqueiro (1992), quando diz que
agressão gera agressão. Imaginemos uma dessas crianças desempenhando o cargo
por exemplo de Chefe do Estado de um país, a vida será guerra para toda a
eternidade. Estanqueiro (1992), advoga ainda que as crianças aprendem por
observação e imitação. Elas observam o comportamento dos superiores ou modelos
como pais, professores, pessoas admiradas, chefe de estado, situações que
vivenciam nas redes sociais e subsequentemente poem em prática. O mesmo autor continua
dizendo que quem é educada de forma agressiva provavelmente no futuro poderá
ser agressivo.
Portanto, as
causas do comportamento das duas crianças pode ser resultado dos aspectos acima
citados mas por outro lado se pode dizer que essas crianças, como se sentem
menor em idade e sem capacidade de confrontar verbal ou fisicamente a fonte
perturbador procuram uma via alternativa de modo que possam se safar do sufoco
recorrendo neste caso à armas como mecanismo de defesa.
São crianças que
sentem os solos da sua emoção invadida e sem meios de abrir as janelas da sua
memória para resgatar o seu eu. E uma das formas de resolver esta situação seria
a eliminação da fonte, ou seja, matar. Portanto, este é de facto, um caso
bastante triste e que precisa de uma intervenção rápida e adequada pois caso
não os danos podem ser graves.
*Licenciando
em Psicologia Educacional
custodiosumbane@gmail.com
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